Matança Popular Brasileira (Direção: Bianca Rêgo)

Por Clara Ballena

“Matança Popular Brasileira”, curta experimental contendo 14 minutos de duração de Bianca Rêgo, traz um retrato cru e seco do Feminicídio Brasileiro através de 3 demarcações, que parecem ser projetos distintos porém mesclados em um único curta. Importante frisar que o curta pode apresentar gatilhos devido a sua temática central.

A proposta experimental consegue entregar o tema com facilidade, mostrando através de elementos intercortados, expor a brutalidade da violência contra a mulher a partir de 3 núcleos distintos: A primeira, com reportagens sobre casos de Feminicídio intercaladas com musicas populares brasileiras extremamente machistas (tendo uma clara referência ao jogo de palavras proposto ao titulo); A segunda, um conto narrado pela mãe da realizadora, sendo apresentado através de animações, sobre um relacionamento entre uma garota e sua madrasta, que acaba levando a morte de ambas; A terceira, e ultima, uma imagem rupestre apresentada em diferentes recortes, um ato de violência sexual.

A realismo apresentado consegue propor ao telespectador sentimentos variados entre raiva, choque e horror de reportagens televisivas e musicas, que repercutem em nosso cotidiano e que raramente são perceptíveis pela sua repetição e naturalização.

Sendo apresentado em sua sinopse como colagens, a uma clara percepção da proposta ao longo do curta, porém, o corte seco entre as diferentes propostas narrativas e o modo como a edição passa entre eles sem fluidez, cria-se um aspecto de divisão muito demarcada, entregando uma sensação de recortes temáticos sem ligação, mesmo estando no mesmo núcleo do tema principal.

“Matança Popular Brasileira” constrói-se na dura realidade do país, sendo uma forte coletânea de diferentes linearidades, trazendo um conteúdo artístico de alerta que mascara uma problemática que infelizmente, ainda esta longe de acabar.

Esse post foi publicado em Competitiva Nacional - Curtas e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário